A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas: Trabalhos desenvolvidos ao longo da Unidade Curricular
Cancelar
Mostrar mensagens com a etiqueta ensino-aprendizagem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ensino-aprendizagem. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Relação entre a escola e televisão no desenvolvimento das aprendizagens das crianças

Uma escola plenamente consciente da mais-valia educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem constituir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da Humanidade.”
Roberto Carneiro

A actividade 3 solicitada pela professora Helena Camacho teve como base a citação acima apresentada.
Hoje em dia a televisão possuí várias vantagens, pois apresenta uma maior consciência dos espectadores consoante os conhecimentos que possam vir a ser adquiridos através da mesma. Contudo é necessário que as crianças sejam educadas para o instrumento de comunicação -a televisão - como potencialidade de aprendizagem.
Como tal, procedemos à elaboração de um texto de modo a transmitir essas vantagens, bem como o papel educativo que ela possa vir a ter nas escolas.

  
                                                                                   Fonte: http://www.psicologiaracional.com.br/



 Ana Raquel Coelho e Sara Oliveira

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Programa Educativo

            A televisão e a sua respectiva utilização contribuem pedagogicamente para o processo de ensino aprendizagem e construção de imagens da vida quotidiana. Existem programas televisivos que são didácticos, possuindo como finalidade o desenvolvimento de competências nos telespectadores, ao nível do saber e do ponto de vista racional. (Botelho, “Educar para a televisão, aprender português")
Neste âmbito, e consoante a tarefa proposta pela docente da unidade curricular, o nosso grupo escolheu a emissão televisiva intitulada Art Attack, que passa no canal Disney Channel. O programa apresenta diversas actividades com diferentes níveis de dificuldades e tem como objectivo fazer com que os telespectadores (nomeadamente crianças) façam arte com coisas bastante simples. A emissão escolhida é direccionada para o 1º Ciclo do Ensino Básico, embora as crianças do pré-escolar, devidamente acompanhadas por um adulto, também consigam concluir as tarefas desenvolvidas no programa.
Aqui  poderão encontrar a nossa actividade fundamentada consoante o guião proposto.

Nota: Para assistir ao programa se não tiverem acesso ao canal por cabo, através do youtube conseguimos visionar vários trabalhos realizados. Através do Link podem assistir a uma dessas experiências.

Fonte: www.tproduction.altervista.org/Art Attack.htm  


Ana Raquel Coelho e Sara Oliveira

domingo, 7 de novembro de 2010

Texto Argumentativo

Caro Leitor!

    No âmbito da Unidade Curricular LP-TIC foi-nos proposto pela docente Helena Camacho a realização de um texto argumentativo. A partir de uma leitura prévia dos documentos fornecidos pela docente, procedemos à construção de argumentos sobre a temática, acompanhada de uma reflexão. O texto propôs a resposta à seguinte questão: "As TIC no processo de ensino-aprendizagem: uma presença desejável ou dispensável?"


    Qualquer leitor e frequentador do nosso blog, pode ter acesso à nossa actividade através do link, Texto Argumentativo
. O texto aqui apresentado foi reformulado pelas alunas gestoras do blog.



                                       Ana Raquel Coelho e Sara Oliveira