A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas: Trabalhos desenvolvidos ao longo da Unidade Curricular
Cancelar

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"História do Dia" - Site sugerido

Caro Leitor,

Segundo uma actividade proposta pela docente da unidade curricular, escolhemos o site http://www.historiadodia.pt/, pois permite às crianças a leitura e a audição de histórias. O site permite-nos a leitura de uma nova história todos os dias a que todos podem ter acesso. Com o cursor do rato consegue-se ouvir e identificar as aplicações presentes. Conseguimos também ter acesso a histórias mais antigas, às mais votadas, a um glossário, entre outros.
       Para aqueles que apenas ouvem as histórias  é lhes fornecida uma música de fundo; para aqueles que lêem tem a possibilidade de aumentar ou reduzir a letra do texto.

          O site escolhido é destinado a crianças frequentadoras do primeiro ciclo do Ensino Básico por ser maioritariamente constituído por histórias curtas e de fácil leitura. Contudo, também se destina a crianças em idade pré-escolar pois, como referido anteriormente, as crianças podem ter acesso às histórias por meio auditivo.
     A História do Dia é um projecto inaugurado em 2003/2004 e possui a aprovação do Presidente da República desse mesmo mandato, bem como do actual.
    Considerámos pertinente a escolha deste site pois as histórias ajudam a crescer, sendo utensílios de conhecimento feitos à medida das crianças, fundamentando a descoberta do mundo interior e do envolvente. No coração da história, assim dizendo, as crianças experimentam todos os possíveis, confrontando as suas vidas com o mundo das histórias a fim de obterem conclusões. Além de que estimulam a atenção e a memória, bem como ajudam a resolver conflitos emocionais.
     O facto das crianças poderem acompanhar a audição da história através de uma leitura, ajuda-as a entender que o texto escrito segue normas específicas da língua escrita, que são completamente distintas das da linguagem falada.
     Para além de promover o encontro com a leitura e o seu respectivo prazer, enriquece as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, proporcionando desta forma o desenvolvimento do imaginário.
    Como breve conclusão, consideremos que as crianças que vivem num ambiente letrado desenvolvem um maior interesse lúdico no que diz respeito às actividades de leitura e escrita. Contudo, as histórias ajudam a clarificar dúvidas, mas nunca substituem o amor e a ternura.

              História do dia 20 de Outubro de 2010 - A vida
Fonte: http://www.historiadodia.pt/pt/index.aspx

                                        Ana Raquel Coelho e Sara Oliveira

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    eis um comentário à vossa mensagem.
    O comentário está cuidado e foca uma série de temáticas interessantes, mas não refere os temas relacionados com a qualidade de software, como tinha sido sugerido. Para essa reflexão podia ter sido usado o site do projecto SACAUSEF.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar