A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas: Trabalhos desenvolvidos ao longo da Unidade Curricular
Cancelar

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Grande Poder da Banda Desenhada

    O reconhecimento da BD, no discurso institucional e educacional, como meio privilegiado de comunicação foi assumido pelo governo da Finlândia em 2001.
    Desde essa data, que tem apoiado ONG´s internacionais, nomeadamente em África e Ásia, a veicular mensagens de forma simples e acessível, designadas Grassroots comics, que são as bandas desenhadas produzidas pelos comunidades locais.
    Estas bandas desenhadas visam promover a proximidade com as comunidades; o debate e discussão sobre assuntos importantes; a sensibilizar para aspectos diversos como a saúde, a educação e a agricultura; a maneira de pensar da comunidade e a forma de expressão, de preservação da cultura e local e histórica.
    Por exemplo, as ONG´s conseguiram alertar para os comportamentos de contágio de sida, através de uma banda desenhada. Assim, através da imagem, as pessoas locais conseguiam decifrar a história e atribuíam-lhe significado.
    Esta forma de comunicação tem ainda a vantagem de ser de baixo custo, possuir formatos simples e a principal, ser feita por locais que conhecem o meio e percebem a cultura.

    Através desta pequena história, conseguimos perceber o grande impacto e importância da Banda Desenhada na vida humana e social.
     Para compreender melhor como devemos estudar a Banda Desenhada, decidimos colocar em anexo algumas sugestões que poderão servir de guião para a realização de qualquer BD. 

Fonte: worldcomics.fi

Ana Raquel Coelho e Sara Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário