A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas: Trabalhos desenvolvidos ao longo da Unidade Curricular
Cancelar

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Programa Educativo

            A televisão e a sua respectiva utilização contribuem pedagogicamente para o processo de ensino aprendizagem e construção de imagens da vida quotidiana. Existem programas televisivos que são didácticos, possuindo como finalidade o desenvolvimento de competências nos telespectadores, ao nível do saber e do ponto de vista racional. (Botelho, “Educar para a televisão, aprender português")
Neste âmbito, e consoante a tarefa proposta pela docente da unidade curricular, o nosso grupo escolheu a emissão televisiva intitulada Art Attack, que passa no canal Disney Channel. O programa apresenta diversas actividades com diferentes níveis de dificuldades e tem como objectivo fazer com que os telespectadores (nomeadamente crianças) façam arte com coisas bastante simples. A emissão escolhida é direccionada para o 1º Ciclo do Ensino Básico, embora as crianças do pré-escolar, devidamente acompanhadas por um adulto, também consigam concluir as tarefas desenvolvidas no programa.
Aqui  poderão encontrar a nossa actividade fundamentada consoante o guião proposto.

Nota: Para assistir ao programa se não tiverem acesso ao canal por cabo, através do youtube conseguimos visionar vários trabalhos realizados. Através do Link podem assistir a uma dessas experiências.

Fonte: www.tproduction.altervista.org/Art Attack.htm  


Ana Raquel Coelho e Sara Oliveira

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Maior Flor do Mundo

       Na aula leccionada pela professora Helena Camacho, foi-nos proposto o visionamento de uma curta-metragem baseada no primeiro conto para crianças escrito por José Saramago, intitulado A Maior Flor do Mundo. Enquanto assistíamos ao seu visionamento, foi-nos sugerido que retirássemos apontamentos sobre o mesmo para, posteriormente, realizármos uma actividade. A proposta sobre a actividade a realizar incidiu sobre a elaboração de duas actividades, as quais tinham como obejctivo principal a promoção e desenvolvimento da leitura e da escrita em Língua Portuguesa, junto das crianças.
       Deste modo, o grupo decidiu optar por explorar as áreas do estudo do meio e das expressões, bem como, o título do filme, os acontecimentos e a continuação da história. Definimos à partida que o público-alvo seria o pré-escolar.
       Após a correcção das actividades por parte da docente, os leitores do nosso blog podem encontrar aqui as nossas propostas.

       Como nota de curiosidade, podem visualizar o vídeo através do link: A Maior Flor do Mundo




Fonte: Google Imagens

Ana Raquel Coelho e Sara Oliveira


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Os Meios de Transportes (JClic)

    Com a realização deste trabalho pretendemos que as crianças pratiquem actividades de escrita usando materiais e suportes variados, com recursos a instrumentos que assegurem a correcção do produto escrito. Deste modo, o ensino tem de se organizar com base em materiais e recursos diversificados, dando atenção a situações do quotidiano, como o caso presente.
     A utilização de meios lúdicos no ensino tornam-se gratificantes e atractivos servindo como um estímulo para o desenvolvimento integral da criança. Um jogo educativo computorizado é um ambiente de aprendizagem que une as características dos jogos com o software, criando entusiasmo, concentração, motivação, entre outros. Também é importante considerar os objectivos indirectos que o jogo pode propiciar, como: memória (visual, auditiva, cinestésica); orientação temporal e espacial (em duas e três dimensões); coordenação motora visomanual (ampla e fina); percepção auditiva, percepção visual (tamanho, cor, detalhes, forma, posição, lateralidade, complementação), raciocínio lógico-matemático, expressão linguística (oral e escrita), planeamento e organização.
     Na concepção piagetiana, os jogos consistem numa simples assimilação funcional, num exercício das acções individuais já aprendidas gerando, ainda, um sentimento de prazer pela acção lúdica em si e pelo domínio sobre as acções. Portanto, os jogos têm dupla função: consolidar os esquemas já formados e dar prazer ou equilíbrio emocional à criança.
     Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, a sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
 
     Assim, com a elaboração de um jogo no programa intitulado JClic, elaboramos vários jogos, tendo como suporte os meios de transporte, estimulando a compreensão a vários níveis. O público-alvo estipulado pelo grupo para a realização dos jogos propostos é para alunos do segundo ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
     A todos os leitores, disponibilizamos então o nosso jogo através do link Jogo do JClic e esperamos que não só as crianças como também os adultos se divirtam em resolver o que é proposto.  


Bibliografia:
Faria, Anália Rodrigues de. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. Ed. Ática, 3º edição, 1995.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Para os pais - as crianças e a Internet

 Caro Leitor!
      No âmbito do texto fornecido pela docente em contexto sala de aula, intitulado "A Internet na vida das Crianças: Como lidar com perigos e oportunidades" da autora Ana Francisca Cunha Monteiro, considerámos adequado o visionamento do seguinte vídeo, que encontramos através de uma breve pesquisa no youtube, o qual:

A Internet na vida das crianças

     O texto presente no video vai ao encontro do texto fornecido pela docente e como tal achamos que é importante prevenir e alertar crianças e adultos para o uso abusivo da Internet.

Ana Coelho e Sara Oliveira

domingo, 7 de novembro de 2010

Texto Argumentativo

Caro Leitor!

    No âmbito da Unidade Curricular LP-TIC foi-nos proposto pela docente Helena Camacho a realização de um texto argumentativo. A partir de uma leitura prévia dos documentos fornecidos pela docente, procedemos à construção de argumentos sobre a temática, acompanhada de uma reflexão. O texto propôs a resposta à seguinte questão: "As TIC no processo de ensino-aprendizagem: uma presença desejável ou dispensável?"


    Qualquer leitor e frequentador do nosso blog, pode ter acesso à nossa actividade através do link, Texto Argumentativo
. O texto aqui apresentado foi reformulado pelas alunas gestoras do blog.



                                       Ana Raquel Coelho e Sara Oliveira

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Recursos das Tic na aprendizagem e na utilização da Língua Portuguesa

    Olá Caro Leitor,

    Na passada aula do dia 19 de Outubro, uma das docentes desta unidade curricular proporcionou-nos uma hora de visualização de sites com recursos das TIC na aprendizagem e no uso da Língua Portuguesa. 
    Estes sites apresentados são, sem qualquer margem de dúvida, extremamente úteis pela sua riqueza de conteúdos. Devido à sua pertinência, considerámos extremamente útil enunciar os endereços dos mesmos no nosso blog, para que possa explorá-los e partilhá-los de modo a proporcionar um uso correcto da Língua Portuguesa. Os quais são:
  • www.ciberduvidas.pt 
  • http://emportuguescorrecto.blogs.sapo.pt
  • www.rtp.pt (caminho: multimédia - Bom Português)
  • www.portaldalinguaportuguesa.org
  • www.instituto-camoes.pt
  • http://palavraserecursos.blogspot.com
  • www.pnepalcochete.blogspot.com

    Esperemos que esta lista lhe seja útil!

Ana Coelho e Sara Oliveira

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"História do Dia" - Site sugerido

Caro Leitor,

Segundo uma actividade proposta pela docente da unidade curricular, escolhemos o site http://www.historiadodia.pt/, pois permite às crianças a leitura e a audição de histórias. O site permite-nos a leitura de uma nova história todos os dias a que todos podem ter acesso. Com o cursor do rato consegue-se ouvir e identificar as aplicações presentes. Conseguimos também ter acesso a histórias mais antigas, às mais votadas, a um glossário, entre outros.
       Para aqueles que apenas ouvem as histórias  é lhes fornecida uma música de fundo; para aqueles que lêem tem a possibilidade de aumentar ou reduzir a letra do texto.

          O site escolhido é destinado a crianças frequentadoras do primeiro ciclo do Ensino Básico por ser maioritariamente constituído por histórias curtas e de fácil leitura. Contudo, também se destina a crianças em idade pré-escolar pois, como referido anteriormente, as crianças podem ter acesso às histórias por meio auditivo.
     A História do Dia é um projecto inaugurado em 2003/2004 e possui a aprovação do Presidente da República desse mesmo mandato, bem como do actual.
    Considerámos pertinente a escolha deste site pois as histórias ajudam a crescer, sendo utensílios de conhecimento feitos à medida das crianças, fundamentando a descoberta do mundo interior e do envolvente. No coração da história, assim dizendo, as crianças experimentam todos os possíveis, confrontando as suas vidas com o mundo das histórias a fim de obterem conclusões. Além de que estimulam a atenção e a memória, bem como ajudam a resolver conflitos emocionais.
     O facto das crianças poderem acompanhar a audição da história através de uma leitura, ajuda-as a entender que o texto escrito segue normas específicas da língua escrita, que são completamente distintas das da linguagem falada.
     Para além de promover o encontro com a leitura e o seu respectivo prazer, enriquece as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, proporcionando desta forma o desenvolvimento do imaginário.
    Como breve conclusão, consideremos que as crianças que vivem num ambiente letrado desenvolvem um maior interesse lúdico no que diz respeito às actividades de leitura e escrita. Contudo, as histórias ajudam a clarificar dúvidas, mas nunca substituem o amor e a ternura.

              História do dia 20 de Outubro de 2010 - A vida
Fonte: http://www.historiadodia.pt/pt/index.aspx

                                        Ana Raquel Coelho e Sara Oliveira